Presidente da Fecomércio-MT participa de congresso sobre cidades inteligentes em SP


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, participou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, de uma mesa de debates durante da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress, sobre cidades inteligentes e comércio integrado. O evento, que ocorre entre os dias 24 e 26 de maio, tem a finalidade de trocar de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar a infraestrutura digital nas cidades brasileiras.

O congresso reuniu empresas, startups, especialistas e representantes do poder público para gerar diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país.

Wenceslau Júnior destacou no debate os avanços tecnológicos que o período pandêmico da Covid-19 trouxe para as empresas. “O mundo passou por transformações significativas, forçando as empresas a avançarem tecnologicamente. O que precisa haver concomitantemente a isso é a preservação do meio ambiente, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico e sustentável das empresas”.

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (25), o projeto que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

A proposta classifica esses setores como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota em um patamar máximo de 17%. O texto será enviado ao Senado.

A votação do texto foi anunciada na semana passada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a justificativa de que vai auxiliar na redução do preço dos combustíveis.

Última semana de maio tem elevação no preço da cesta básica em Cuiabá

Após registrar duas quedas consecutivas no valor da cesta básica em Cuiabá, o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) apresentou o balanço da última de maio, que apresentou alta de 0,48% no preço dos produtos, passando de R$ 691,93 para os atuais R$ 695,25. Ainda assim, o valor está 2,5% menor se comparado a última semana do mês de abril, quando custava R$ 712,80.

O aumento semanal de R$ 3,32 foi puxado por 61% dos produtos que compõem a cesta básica na capital, com o principal responsável sendo a manteiga (12,7%), com o item registrando elevação nos preços desde a segunda semana de maio. A banana e o feijão também contribuíram com a elevação dos preços, de 9,3% e 4,2%, respectivamente.

Já os produtos que apresentaram recuo semanal foram o tomate (-3,7%) e açúcar (-3,1%). Segundo o IPF-MT, o fruto registrou a quarta semana de queda em razão da maior oferta do produto nos mercados, o que acabou por reduzir o seu valor.

Cuiabá avança na implementação de ferramentas tecnológicas na rede pública municipal de ensino

Nesta sexta-feira (27), às 15 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação acontecerá o lançamento da plataforma, com a participação de 100 multiplicadores

A Prefeitura de Cuiabá está iniciando a implementação das ferramentas do Google For Education em 89 unidades na rede pública municipal de ensino, que oferecem o Ensino Fundamental e atendem cerca de 35 mil estudantes. O projeto será lançado nesta sexta-feira (27), às 15 horas, no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Ensino, com um encontro formativo para 100 multiplicadores, das unidades e da sede do órgão. O evento será presencial e contará com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no Youtube.

A formação terá um total de 80 horas, sendo 16h presenciais, em encontros que acontecerão no mês de junho, dos dias 7 a 10, no laboratório de informática da Diretoria de Gestão Educacional, e outras 64h na modalidade ensino à distância.

Novo programa do Sistema Fecomércio-MT vai incluir jovens no mercado de trabalho

O Sistema Fecomércio-MT/Sesc/Senac/IPF-MT dará início, na semana do dia 6 a 10 de junho, ao ‘Programa Empregar’, que busca qualificar jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho. A ação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link na BIO do Instagram da federação (@fecomercio_mt).

Durante a programação, serão apresentadas palestras de capacitação aos jovens, com técnicas de comportamento, marketing pessoal e empreendedorismo. Também serão realizados testes vocacionais e de aptidão visando atender às demandas dos empresários do comércio.

Para o presidente da federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a ideia do programa é contribuir para a capacitação dos jovens e atender as empresas dos setores do comércio e serviços. “Muitas empresas de varejo que atuam na região estão sempre em busca de profissionais qualificados, o que nem sempre é possível no mercado atual. Por isso, queremos fazer essa “ponte” para auxiliar tanto a empresa quanto o colaborador”, afirmou.