Fagundes busca nome dentro do PR para substituir suplente

Deputado tem 10 dias para escolher novo suplente

O candidato a senador Wellington Fagundes (PR) deve escolher um nome do próprio PR para substituir o primeiro suplente José Carlos Ramalho da Silva (PR).

De acordo com o parlamentar, a coligação "Amor a Nossa Gente", em que fazem parte PT, PMDB, PROS, PR e PC do B, realizam reuniões esta semana para a escolha do novo nome.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, o grupo de Fagundes tem 10 dias para definir um substituto. 

“Não posso antecipar o nome, até para não desgastar ninguém. Alguns já se apresentaram, temos alguns nomes e vamos decidir em breve. A princípio será do PR, mas pode ser de qualquer partido da coligação”, disse Fagundes, nesta quarta-feira (20).

Zé Ramalho, que é ex-vereador do município de Sinop (500 km ao Norte da Capital), teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Ele concorreu a deputado federal em 2010 e não prestou contas.

Após a decisão do TRE, na manhã de ontem, o ex-vereador decidiu abrir mão do direito de concorrer ao cargo de primeiro suplente.

“Em 2010, o PR registrou minha candidatura a deputado federal. Contudo, desisti de concorrer ao cargo e protocolei no TRE. Em 2012, tomei conhecimento que havia uma pendência na prestação de contas. Diante deste fato, fiz a prestação cujo extrato era zerado; Infelizmente, a Justiça entendeu que essa prestação foi extemporânea”, disse Ramalho em nota.

Segundo Wellington Fagundes, mesmo com a possibilidade de recorrer da decisão do TRE, Ramalho optou por desistir para não colocar em risco a corrida pela única vaga ao Senado.

“Tínhamos a alternativa de recorrer, mas o resultado ficaria em suspenso. Então, de forma madura, o próprio Zé Ramalho não quis postergar nada para não deixar em dúvida a candidatura”, disse Fagundes.

De acordo o parlamentar, Zé Ramalho ficará responsável pela coordenação de sua campanha em Sinop e região.

“Ele vai ficar como coordenador da campanha em Sinop. Ele é presidente do PR de Sinop, foi coordenador de todas as campanhas do Blairo e é um companheiro de partido. O Zé vai continuar trabalhando pela nossa vitória”, afirmou.

Fagundes afirmou não temer que o TRE não aceite a mudança e mantenha sua chapa impugnada. Nem que ele seja alvo de ações de adversários, assim como foi o senador Pedro Taques, em 2010.

“Não tenho esse medo, porque na decisão do TRE está claro que minha candidatura está apta, bem como do segundo suplente, o problema é com o primeiro. E nós não vamos nem procurar sanar o caso, vamos substituir”, completou o parlamentar.

DOUGLAS TRIELLI - Redação Mídia News