Prado, Gahyva e Pereira disputam chefia do Ministério Público

Os candidatos ao MPE: Paulo Prado,
Vinícius Gahyva e Edmilson Pereira
Inscrições para a eleição no MPE encerram nesta quarta-feira (15)

Três membros do Ministério Público Estadual (MPE) já se inscreveram para comandar o órgão no biênio 2015-2017.

Além de Paulo Prado, que tenta a reeleição, o procurador Edmilson Pereira, da procuradoria de Defesa da Cidadania, e o promotor Vinícius Gahyva, da 13ª Promotoria Criminal de Cuiabá, também se inscreveram para o cargo de procurador-geral de Justiça.

Ainda há possibilidade de surgirem outros candidatos, pois as inscrições continuarão abertas até esta quarta-feira (15).

A decisão de se candidatar a um quarto mandato dentro do órgão, segundo Paulo Prado, foi tomada na noite da última sexta-feira (10), em reunião com o grupo que o apoia no MPE.

“Eu vou ser candidato. Um grupo de promotores e procuradores avaliou que o momento da administração está bom, que a gente conseguiu viabilizar alguns avanços e eles entendem que nós temos que fechar mais esses dois anos”, disse Prado, em entrevista ao MidiaJur.

Prado não quis citar nomes dos promotores e procuradores de sua base aliada, mas garantiu que é um grupo grande em quantidade e representatividade, tanto na capital quanto no interior.

“Eles estão me dando suporte para a disputa eleitoral. Assim que o prazo de inscrições acabar, na quarta-feira, vou colocar minha candidatura na rua”, afirmou.

Nomes de peso

Nas eleições de 2012, Prado conseguiu 14 votos a mais do que o segundo colocado. A tendência é de que esta campanha seja ainda mais acirrada.

Um dos motivos é a insatisfação de uma parte dos membros do MPE com a falta de alternância de poder. 

Nos últimos 10 anos, apenas Paulo Prado e o procurador Marcelo Ferra comandaram a instituição, alternadamente.

O outro é a representatividade classista dos dois candidatos que concorrem com Prado. 

Vinícius Gahyva já comandou, por duas vezes, a Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e possui bom relacionamento com a classe.

Também por duas gestões, o procurador Edmilson Pereira chefiou a corregedoria-geral do MPE, além de integrar o Conselho Superior do órgão.

Regras

A eleição que definirá a lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça ocorrerá no dia 10 de dezembro.

O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pela procuradora de Justiça Valéria Perassoli Bertholdi, com a participação dos promotores Esther Louise Asvolinsque Peixoto e Ezequiel Borges.

Os eleitores - promotores e procuradores - terão direito a escolher até três nomes. 

Caso haja empate, a decisão ocorrerá em favor do candidato que tiver obtido o maior número de votos singulares.

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público, o mandato do procurador-geral de Justiça tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução.

A lista tríplice formada no dia da eleição será remetida no primeiro dia útil de 2015 ao governador, que decidirá qual dos três irá comandar o MPE.

LUCAS RODRIGUES 
DO MIDIAJUR