Sejudh participa de evento em comemoração ao dia internacional das pessoas idosas

Primeiro de outubro é o 'Dia Internacional das Pessoas Idosas'. Para comemorar a data, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos participou nesta quarta-feira (01/10), de evento na Praça Alencastro, promovido pela Prefeitura de Cuiabá e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).

A participação da Sejudh contou com a parceria do Procon Estadual (da Secretaria adjunta de Justiça) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi, da Secretaria adjunta de Direitos Humanos), presentes no evento.

O secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, lembra que a data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre as questões do envelhecimento. “Hoje, o superendividamento é um dos principais problemas enfrentados pelos idosos, resultado do excesso de empréstimos e do uso indevido dos cartões. A Sejudh, através do Procon-MT, quer levar conhecimento e coibir abusos que, muitas vezes, são cometidos pelos próprios familiares”, alerta.

O presidente do Cededipi, Eduardo Adrião de Araújo Silva, destacou a parceria do conselho estadual e municipal “Estamos colaborando com o conselho municipal, este tipo de ação é importante pois o Cededipi, que tem como função promover as políticas públicas de defesa do direito da pessoa idosa, tem que estar sempre presente em toda manifestação que possa fomentar este tipo de política”.

Durante o evento, uma equipe do órgão de defesa do consumidor, atendeu a população, prestando esclarecimentos e orientações sobre os direitos do consumidor, especialmente para o público da terceira idade. O Procon desenvolve ações de educação para o consumo voltadas à pessoa idosa, com palestras sobre temas educação financeira, planos de saúde e transporte, dentre outros.

Diversos parceiros, como secretarias municipais de Cuiabá, Procuradoria e Ouvidoria do Município, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros, também participam do evento, que oferece atividades de lazer e prestação de serviços à população. Clique aqui e conheça alguns direitos da pessoa idosa.As comemorações seguem até o próximo dia 10 de outubro onde acontece um seminário que vai discutir as políticas para dos idosos.

Fonte: WILLIAN FIDELIS/ SOLANGE WOLLENHAUPT
Assessoria/Sejudh-MT