TRANSIÇÃO - Taques começa a analisar dados do governo

O governador eleito Pedro Taques(PDT)
está acompanhando de perto todo o
processo de transição de sua equipe
No primeiro dia, os relatórios da Seplan e Sema foram apresentados ao futuro governador do Estado; até o dia 10, será concluído o diagnóstico

O governador eleito Pedro Taques (PDT) passou o dia acompanhando a apresentação dos dados coletados por sua equipe de transição sobre a atual situação do Estado. As apresentações devem seguir até a próxima segunda-feira (10). Neste primeiro dia o pedetista, conferiu os dados que constam nos relatórios e análises coletados juntos à Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Na parte da tarde foi a vez de conhecer o que foi coletado junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

Hoje, Taques vai conhecer os dados das duas maiores secretarias de Estado. Pela manhã serão apresentados os dados sobre saúde no primeiro horário, e no segundo serão apresentados dados referentes à Educação, principal Pasta do governo, que consome mais de R$ 1 bilhão do orçamento por ano e não tem apresentado bons números. 

No período da tarde as apresentações dos dados coletados continuam: no primeiro momento, a equipe apresenta o atual cenário de infraestrutura e logística e no fim da tarde iniciam-se as apresentações da área de segurança pública. Os dados apresentados pelas equipes de transição irão balizar as mudanças previstas no texto da reforma administrativa que deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa para apreciação até o dia 25 de novembro. 

Entre as informações cruciais a serem buscadas estão os dados orçamentários, contratos e licitações a vencer, além dos projetos em andamentos. A ideia é garantir o funcionamento dos setores essenciais para que não haja descontinuidade na prestação dos serviços públicos. 

A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi retirada da Assembleia Legislativa e entregue à equipe de transição para que sejam feitos ajustes necessários para atender às demandas do próximo governo. 

O único contratempo é o de que a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que prevê as metas e planos para a elaboração da LOA, teve de ser devolvida, já que tinha sido votada em primeira e com 44 emendas. 

Uma das exigências de Taques para o orçamento de 2015 é de que tenham os recursos garantidos para a construção do hospital estadual de 350 leitos na capital. 

FASES – Após as apresentações dos dados a equipe de transição inicia os trabalhos de planejamento da gestão do governador eleito, dentro do que foi elencado no plano de governo apresentado durante a campanha eleitoral. A confecção das propostas contou com a colaboração de servidores da área de planejamento do Estado. 

Por enquanto, os titulares das Pastas estão mantidos sob sigilo e o governador eleito garante que ainda não fez convites a ninguém. Os primeiros anúncios devem acontecer a partir de dezembro. 

THIAGO ANDRADE
Da Reportagem Diário de Cuiabá