À DISPOSIÇÃO - Silval visita Poderes e quer colaborar

O ex-governador visitou o atual Pedro Taques (PDT) e o Tribunal de Contas do Estado; hoje ele se reúne com a Assembleia Legislativa 

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) rompeu o silêncio mantido nos últimos meses e liderou pessoalmente nesta segunda-feira (2) diálogos com os poderes constituídos para sustentar que está disposto a colaborar com a proposta do atual governador Pedro Taques (PDT) de promover auditorias em contratos do Estado, principalmente aqueles relacionados às obras da Copa do Mundo. 

Pela manhã, Silval compareceu no Palácio Paiaguás para uma audiência com Taques na qual ressaltou que não vê problemas na proposta de auditar contratos firmados em sua gestão. O diálogo de ambos durou aproximadamente 40 minutos. 

“Eu informei que estou disposto a colaborar e que vejo com total naturalidade essas medidas, até porque, foram prometidas na campanha eleitoral. O governador não licita e também não paga, apenas idealiza a obra. Se for encontrada alguma irregularidade, que os responsáveis sejam punidos. As empresas estão com contratos vigentes e tem que assumir as responsabilidades”, disse. 

Com o propósito de reforçar o compromisso com a transparência, Silval se deslocou até o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para solicitar a divulgação de relatórios técnicos que comprovam as medidas adotadas pela sua gestão para corrigir falhas em obras da Copa do Mundo. 

“Eu não roubei e ninguém roubou. O TCE fez acompanhamento mensal das obras cobrando ações do Executivo e cronograma das empreiteiras. Se tem algo a ser reparado pelas empresas que seja devidamente feito. Em momento algum houve omissão de responsabilidade à frente do cargo de governador de Mato Grosso, pois sempre atendi as exigências dos órgãos fiscalizadores”. 

Para reforçar a tese de que está disposto a colaborar com o processo de depuração dos contratos públicos, o ex-governador Silval Barbosa estará nesta terça-feira (3), às 14h, reunido com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

A ideia é dialogar com os parlamentares e estreitar a relação para informar que não há veto algum de sua parte em relação às investigações em curso nos órgãos fiscalizadores e até mesmo daquelas internas conduzidas pela atual gestão estadual. 

Após encerrar a rodada de diálogo com os poderes constituídos, Silval Barbosa promete ainda entregar uma nota técnica aos órgãos fiscalizadores comprovando todas as medidas que tomou a frente do Executivo para garantir a lisura e eficiência das obras públicas. 

“Vou entregar uma nota técnica ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União. Todas as recomendações foram prontamente atendidas com as informações devidamente prestadas. Não fui negligente ou omisso”. 

Em relação às informações de que poderia sair do país temendo alguma punição dos órgãos de fiscalização, Silval negou veementemente a possibilidade e que tudo não passa de mera especulação de “pessoas maldosas” que buscam prejudicá-lo por motivos que vão além da política. 

“Repudio essas informações que são plantadas e não tem nexo algum com a realidade. Estou dividindo meu tempo desenvolvendo atividades em Matupá e Cuiabá. Estou há 37 anos em Mato Grosso. Não tenho motivo para sair daqui ainda mais da maneira irresponsável que alguns insistem em espalhar”. 

Sem mandato eletivo, Silval Barbosa encerrou em 2014 sua carreira política marcada pelos mandatos de prefeito de Matupá, deputado estadual, o que levou a presidir a Assembleia Legislativa, vice-governador e governador do Estado. 

RAFAEL COSTA
Da Reportagem Diário de Cuiabá