DESTAQUE - Fábio Garcia é eleito vice-líder do PSB no Congresso

Promessa política da nova safra de gestores públicos do estado de Mato Grosso, por ser de uma família tradicional na política eleitoral mato-grossense, o deputado federal de primeiro mandato, Fábio Garcia (PSB), foi eleito vice-líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados em Brasília e ajudará no comando da sétima maior bancada com 34 deputados federais socialistas. 

Com competências estabelecidas em Regimento Interno, os líderes e vice-líder tem poder de votar matérias em nome de toda a bancada e podem solicitar destaque nos projetos que se encontram em pauta de apreciação, seja em comissões ou no plenário. 

“Não é uma questão de vaidade pessoal e sim de poder contribuir com Mato Grosso que assim como a maioria dos Estados do Brasil tem sua representatividade política limitada dentro da Câmara dos Deputados diante das bancadas dos grandes Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro entre outros”, apontou Fábio Garcia que defende mudanças radicais no peso da representatividade para que os Estados tenham mantidas suas prerrogativas dentro do conceito de Federação ou do Pacto Federativo que seria um dos maiores avanços dos últimos anos. 

Fábio Garcia lembrou a questão dos ressarcimentos das exportações que estão atrasadas por parte do Governo Federal e da reunião agendada com o senador Romero Jucá para terça-feira, discutir a transformação dessas pendências em emendas parlamentar impositiva, para obrigar o Governo Federal a cumprir. 

“São 400 milhões de reais que já era para ter sido repassado ao Tesouro de Mato Grosso e que fazem muita falta para a economia do governo Pedro Taques”, disse o vice-líder do PSB. 

“Vou usar do cargo e da confiança que os deputados do PSB colocaram em mim no início do mandato para cobrar, mostrar independência, mas com respeito às instituições e as prerrogativas, mas não dá para continuar aceitando o tratamento de Estado periférico. Somos periféricos no tratamento recebido do Governo Federal quando o assunto é repasse dos nossos direitos, agora quando se fala de produção agrícola, da contribuição inestimável para a Balança Comercial do Brasil somos lindos e maravilhosos”. 

Deputado federal de primeiro mandato, Fábio Garcia é neto do ex-governador José Garcia Neto e durante anos se especializou em geração de energia elétrica na iniciativa privada em diversos países como os Estados Unidos. 

Chegou ao mundo político através de convite do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) quando assumiu em 2013 a Secretaria de Governo e de lá saiu para disputar o mandato de deputado federal superando os 100 mil votos nas urnas de 2014. 

MARCOS LEMOS
Da Reportagem Diário de Cuiabá