Unemat de Nova Xavantina está entre 20 universidades

O Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, divulgou notas de avaliação de 20 instituições de ensino superior referentes ao ano de 2013. O núcleo da Unemat, de Nova Xavantina, é o único de Mato Grosso citado, com referência ao curso de agronomia. 

O documento, publicado no Diário Oficial da União, traz os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso de 19 instituições, em vários Estados, e o índice geral dos cursos avaliados na universidade mineira Presidente Antônio Carlos, que recebeu nota 3. 

A Universidade Estadual de Londrina (PR), por exemplo, recebeu nota 4 nos cursos de Educação Física e Zootecnia, tanto no Enade quanto na avaliação preliminar de cada um dos cursos. Tiveram nota 5 no Enade os cursos de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco, em Petrolina; Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro; e Farmácia da Universidade Estadual Centro Oeste, em Guarapuava (PR). 

Pelo documento, o único curso que teve nota 5 no Conceito Preliminar foi o de Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, unidade de Dracena (SP). 

Receberam índices menores na avaliação preliminar - com nota 2 - os cursos de Enfermagem da Faculdade Bico de Papagaio, em Augustinópolis (TO), Medicina das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, em Porto Velho (RO), e de Educação Física da Universidade Salgado Oliveira, Niterói (RJ). 

No Enade, registraram nota 2 cursos como Educação Física da Universidade do Contestado, em Porto União (SC), Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense, em Lages (SC), e Enfermagem da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula, em João Pessoa (PB). 

MATO GROSSO – A Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) recebeu nota 3 para o curso de Agronomia, em Nova Xavantina. O núcleo da Unemat – Campos Nova Xavantina – foi criado em 1991 e funciona nas instalações de uma antiga base da Força Aérea Brasileira, dentro de uma Unidade de Conservação denominada Parque Mário Viana, popularmente conhecida como “Parque da Babaca”, uma reserva natural com cerca de 480 hectares, criada em 1995. 

Trata-se de um local de rara beleza contando com três cursos de graduação em Biologia, Turismo e Agronomia e um mestrado em Ecologia e Conservação. Nova Xavantina, situada no nordeste de Mato Grosso, tem como cidades limítrofes Barra do Garças, Água Boa e Campinápolis, e dista a 557 quilômetros da Capital. (Com assessoria) 

Fonte: Redação Diário de Cuiabá