Com aval de Maggi, PR pode fechar apoio a Pedro Taques

Republicanos vão se reunir novamente com senadores para definir rumos

Os deputados estaduais do Partido Republicano (PR), maior bancada da Assembleia Legislativa, irão se reunir novamente, até o final de abril, com o senador Wellington Fagundes, presidente da sigla, para definir a possível adesão ao bloco governista.

No entanto, desta vez, o encontro deve contar com a presença do principal nome do partido, o senador Blairo Maggi.

Segundo o deputado Emanuel Pinheiro (PR), Maggi deve se reunir na próxima semana com o governador Pedro Taques (PDT) para discutir sobre o assunto.

Na última quinta-feira (9), ele se reuniu com o deputado estadual Mauro Savi, o mais votado na eleição de 2014 com 55 mil votos.

“Houve aquela reunião com o senador Wellington Fagundes, mas foi apenas para se trocar uma ideia. Já anunciamos uma reunião até final de abril e que irá contar com a presença do senador Blairo Maggi, para termos uma análise mais profunda a respeito do tema que envolve todo o partido”, afirmou.

Para Pinheiro, a tendência, até o momento, é de que o partido se mantenha independente em relação ao Executivo Estadual. Entretanto, as tratativas entre Taques e Maggi podem mudar o rumo do partido.

Nos bastidores, Fagundes é considerado o principal “entrave” para adesão integral da bancada na base do Governo. O senador já trocou “farpas” com Taques neste ano.

“O Fagundes vai ter que se posicionar a favor da independência. Até porque não vamos fazer oposição por oposição. Não vamos fazer oposição para atacar, denegrir. Jamais vou fazer esse papel. Não vamos fazer oposição à Mato Grosso em hipótese alguma”, disse Pinheiro.

“O que vai acontecer é oposição a atitudes do Governo, posições com intuito até que o Governo acerte. Uma oposição competente ajuda o Governo a errar menos e acertar mais. O PR pretende fazer uma oposição lúcida e construtiva. Estamos sempre do lado dos interesses de Mato Grosso”, afirmou.

Futuro em Cuiabá

O partido já se movimenta para aumentar sua representatividade em Cuiabá, a partir de 2016.

Isso porque enquanto na Assembleia o partido é a maior bancada, na Câmara Municipal, contam com apenas um vereador - Chico 2000.

Para Emanuel Pinheiro, as possíveis mudanças eleitorais que estão sendo propostas em Brasília devem acirrar o processo eleitoral do próximo ano.

“Conversei com o Fagundes e Carlos Bezerra [PMDB] e tudo leva a crer que vão acabar coligações nas proporcionais, tendo apenas nas majoritárias. Isso é importante, porque vai fortalecer os partidos, acabando com siglas de aluguel e com a acomodação dos partidos”, disse.

“Até semana que vem, vamos chamar as forças políticas que querem fazer política, política com P maiúsculo, dentro do PR e vamos preparar o partido para as eleições de 2016”, afirmou.

Já com relação a disputa pela Prefeitura de Cuiabá, o deputado revelou que o partido deve se manter ao lado do prefeito Mauro Mendes (PSB).

“Existe um encaminhamento do diretório nacional do PR que determina a candidatura própria nas capitais. Mas estamos conversando, dialogando e respeitando as lideranças de cada capital. Aqui em Cuiabá temos o desejo e intenção de continuar marchando com o Mauro Mendes, dando condições de ele transformar para melhor a gestão pública da nossa capital”, completou.

Fonte: DOUGLAS TRIELLI 
Redação Mídia News