CULTURA - Depois de apresentar-se na França, grupo Flor Ribeirinha participará de festival na Itália

Depois de apresentações na França em 2014, o grupo de siriri Flor Ribeirinha busca apoio para mais uma temporada de apresentações, dessa vez na Itália. O grupo pediu a intermediação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Guilherme Maluf, junto ao Governo do Estado e classe empresarial para conseguir custear as passagens da viagem internacional. Roma e Veneza estão entre as cidades em que o grupo se apresentará no mês de agosto deste ano (2015).

Leia mais:

Em apoio à difusão da cultura regional, o Deputado Guilherme Maluf, afirmou que reservará parte da programação da Rádio da Assembleia Legislativa, que está prestes a entrar em operação para as canções regionais, e deixou claro o apoio ao grupo de siriri. “O Grupo Flor Ribeirinha é uma expressão cultural de Cuiabá e de Mato Grosso, é um grupo de dança belíssimo que representa nosso Estado em eventos nacionais e agora internacionais. A Assembleia Legislativa vai procurar unir esforços para concretizar esse convite feito ao grupo de siriri, pois é muito importante mostrar as riquezas naturais até para atrairmos mais turistas para cá”, disse Maluf.

Criado em 1993, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, o grupo “Flor Ribeirinha” é uma expressão cultural da cidade e do Estado de Mato Grosso, manifestada por meio da dança. A dança típica mato-grossense é realizada há mais de 200 anos e revela o multiculturalismo, herança da mistura brasileira formada por índios, negros, portugueses e espanhóis.

A música é marcada pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá. O siriri é dançado e cantado por homens e mulheres em fila ou roda, formada por pares que cantam e batem palmas ao ritmo rápido e forte da música. O coro é próprio da música ameríndia, com clara influência da música serena e melodiosa repleta de sentimento religioso dos colonizadores. O ritmo marcado por instrumentos de percussão é herança da música africana.

As apresentações deste ano serão em cinco cidades italianas: Roma, Veneza, Fiorenza, Tarcento e Papiro, e o grupo representará a América do Sul nos festivais que acontecem de 04 a 22 de agosto. Além da França, o grupo também já realizou apresentações no festival internacional em Joinville, em Santa Catarina, no Peru e no interior de Minas Gerais, no Encontro Nacional de Danças Populares, em Ouro Preto.

A Presidente do grupo “Flor Ribeirinha”, Domingas Leonor, que há 44 anos trabalha na área cultural diz ser gratificante agir em prol de seu povo e de sua cultura, e reforça o pedido de apoio para custear a viagem a Itália. “Sem cultura, o povo não tem identidade. Fico feliz de ter o nosso trabalho reconhecido, o “Flor Ribeirinha” já tem 21 anos de existência e agora recebemos esse convite para participar de um festival na Itália, porém precisamos de apoio para conseguir ir e contamos com a intermediação do Guilherme Maluf que defende e promove a cultura”, disse. 

A temporada na França fez tanto sucesso que teve que ser estendida. Inicialmente com 10 apresentações, o grupo chegou a fazer 35, passando 22 dias no país. “Foi maravilhoso, fomos o único grupo brasileiro que participou do evento”, relatou o diretor-artístico do grupo, Edmilson Maciel.

Para a apresentação na Itália, o grupo pretende levar 10 casais de dançarinos, oito músicos e dois produtores, totalizando 30 pessoas.

Fonte: Naiara Leonor
Redação Olhar Direto