Missa na igreja do Rosário inicia comemorações do Aniversário de Cuiabá

As comemorações oficiais alusivas aos 296 anos de fundação de Cuiabá tiveram início na noite desta segunda-feira (06), com uma missa de Ação de Graças. O ato religioso foi celebrado na igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a mais tradicional e antiga da Capital mato-grossense.

A solenidade contou com a presença do governador Pedro Taques e do prefeito Mauro Mendes, acompanhados das primeiras-damas Samira Martins e Virginia Mendes. Ambos destacaram a importância histórica, econômica e cultural de Cuiabá e os desafios para torná-la uma cidade cujo desenvolvimento traga melhoria na qualidade de vida de seus cidadãos, tanto os que aqui nasceram, como os que para cá vieram.

O prefeito Mauro Mendes, que é oriundo de Goiás, disse que em Cuiabá cada um constrói sua e vida e história. “Aqui construímos e trabalhamos o sonho de termos uma Cuiabá melhor”, afirmou.

Sobre a programação de aniversário e as obras a serem entregues neste mês, o prefeito ressaltou o que denominou de período de início da colheita. “São obras que foram semeadas ao longo desses anos e que agora começamos a colher e entregar para a população. E continuaremos fazendo, não só este mês, mas até o final do mandato”, ressaltou Mauro Mendes.

Cuiabano de ‘tchapa e cruz’, o governador Pedro Taques disse que foi batizado naquela igreja e fez questão de prestar uma homenagem a uma das personalidades mais ativas da Paróquia do Rosário e São Benedito, o senhor Lucilo Libânio de Souza, o ‘Seu Nonô’, que teve uma importância muito grande para ele (Pedro Taques), nos tempos em que estudava em São Paulo. ‘Seu Nonô’ é pai do atual superintendente do IPDU, Benedito Libânio de Souza Neto. “Tenho orgulho de estar aqui nesta hora, junto com nossa gente, comemorando mais um aniversário de nossa cidade”, afirmou Taques.

Segundo o governador é preciso preparar a Capital mato-grossense para o seu tricentenário, em 2019, e ele está disposto a contribuir para isso. “Temos que nos preparar para os 300 anos de Cuiabá e eu assumo o compromisso, aqui dentro desta igreja, de ajudar no desenvolvimento de nossa Capital”, frisou ele.

Cartão revitalizado

O ato religioso marcou também a entrega pela Prefeitura de Cuiabá da revitalização da Praça do Rosário, localizada em frente à igreja. Nela, as Secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano executaram trabalhos de paisagismo, jardinagem e iluminação. Segundo o secretário de Serviços urbanos, José Roberto Stopa, a prefeitura investiu cerca de R$ 60 mil nas obras.

De acordo com Stopa, não foi de propósito que a Praça do Rosário foi escolhida pela prefeitura como local para iniciar a programação de aniversário de Cuiabá. A Praça do Rosário é um ponto tradicional da fé cuiabana e um centro histórico de visitação turística e encontrava-se quase abandonado, às escuras e servindo como área de consumo de drogas, pela proximidade com o Morro da Luz.

“Estamos devolvendo aos fiéis da igreja do Rosário e aos turistas que a visitam, uma área restaurada, limpa e mais segura. Um cartão postal revitalizado de nossa cidade”, explicou Stopa.

O vigário da Paróquia do Rosário e São Benedito, padre Hildo Rasch, agradeceu o prefeito Mauro Mendes por ter escolhido sua igreja para iniciar as festividades de aniversário de Cuiabá. Ele elogiou a iniciativa da prefeitura em revitalizar a praça e pediu que a comunidade participe na sua preservação. “É como se estivéssemos diante de uma criação lentamente gestada e que agora precisa ser acolhida e cuidada por todos. É um trabalho muito bonito o que foi feito aqui”, disse o padre.

Personalidades políticas e empresariais, entre elas o senador José Medeiros, os deputados estaduais Max Russi e Emanuel Pinheiro, além de diversos secretários municipais e adjuntos também participaram da missa. A solenidade terminou com uma queima de fogos de artifício que coloriram o céu da área central de Cuiabá durante alguns minutos.

Fonte: ADEMAR ANDREOLA - Assessoria de Imprensa da PMC