Pedro Taques prepara plano de ação que vai marcar 100 dias e fará análise de balanço sobre o trabalho dos secretários

 Após três meses de ajustes e reconhecimento da máquina pública, o governador José Pedro Gonçalves Taques (PDT) se prepara para lançar nos próximos dias um grande programa de ações que serão desenvolvidas pelo governo. Com pouco mais de 90 dias de gestão, o chefe do Executivo analisa o balanço encaminhado pelos secretários de Estado.


Ciente do tamanho da responsabilidade que assumiu, Taques chega cedo ao Palácio Paiaguás, reserva a período da manhã para atender os secretários de Estado. Diariamente, pelo menos cinco titulares de pastas são atendidos pelo chefe do Poder Executivo, no Palácio Paiaguás.

Célere, o governador cobra que as ações sejam desenvolvidas com rapidez. Entretanto, em alguns casos esbarra na falta de orçamento. Então sempre aciona sua equipe econômica para saber onde é possível cortar, sobretudo, quando a demanda a ser atendida é ligada ao social. Recentemente isso aconteceu com o cursinho pré-vestibular, que será lançado ainda neste mês.

Em seu gabinete, o governador tem uma pasta com as ações de cada secretaria com atualização diária. A cada convidado, o governador faz questão de mostrar que desenvolve no Estado um novo jeito de governar, com metas que se assemelham com grandes empresas.

“Estamos num período de transformação. Recebemos um Estado quebrado, carente de medidas de austeridade para a recuperação das suas estruturas”, observou ele, para a reportagem do Olhar Direto. “Todo o nosso trabalho é feito às claras, com transparência. Não escondemos da população que os recursos para investimentos são escassos. Mas também temos muita esperança e otimismo de que os resultados irão aparecer brevemente”, afirmou o governador.

Recentemente Taques teve acesso a uma pesquisa de opinião que mostra uma avaliação positiva de seu governo e aponta em quais áreas a população mato-grossense busca resultados. A pesquisa mostra exatamente o que o governo esperava, a população está carente por um olhar social.

Taques quer seu mandato calcado em atender aos cidadãos de forma diferenciada. Além disso, o governo pretende ser um grande construtor de estradas, mas com uma visão diferenciada, na busca por mostrar o quanto as rodovias pavimentadas levam mudanças sociais às comunidades atendidas.

Fato que também mostra o diferencial do gestor, é o pacto firmado com os Poderes Legislativo e Judiciário, a proximidade com os dirigentes da Assembleia e do Tribunal de Justiça gera frutos e cada um deve investir R$ 20 milhões neste ano em melhoria da saúde e do sistema socieducativo.

Em sua campanha eleitoral, Taques foi um crítico ferrenhos aos repasses feitos pelo antecessor Silval Babosa (PMDB) aos poderes do Estado, a título de excesso de arrecadação.

Ainda tiram o sono do governador as obras do VLT e do MT Integrado. Sem receio, Taques determinou auditoria nos contratos, e no caso do VLT deu aval para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) buscar a responsabilização dos antigos gestores, até mesmo do governador Silval Barbosa. Quanto ao MT Integrado, a equipe do governador trabalha para lançar a obra de forma remodelada.

Além disso, após os jogos do Campeonato Mato-grossense, a Arena Pantanal terá o seu destino selado. Nesta semana, Taques se reuniu com os secretários Leandro Carvalho, de Esporte, Cultura e Lazer; Eduardo Chiletto, de Cidades; e Gustavo Oliveira, de Projetos Estratégicos, para tratar do assunto.

Fonte: Ronaldo Pacheco - Redação Olhar Direto