PONTES DE CONCRETO - Recursos do Fethab ajudará no desenvolvimento das zonas rurais afirma Taques

A comunidade rural Barreiro Buritizal comemorou a primeira visita de um governador do estado desde a sua fundação. Pedro Taques acompanhou o prefeito Mauro Mendes na inauguração de sete pontes mistas de concreto nos distritos de Buritizal e Raizama e defendeu a importância dos municípios empregarem parte do repasse do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) na substituição das pontes de madeira, que predominam em Mato Grosso. As obras fazem parte do projeto municipal ‘Expedição Novos Caminhos’, que já substituiu 86 pontes, das 160 pertencentes a zona rural do município de Cuiabá. 

Cuiabá receberá um repasse do Executivo estadual de aproximadamente R$ 400 mil por mês e este dinheiro ajudará no projeto municipal de substituir todas as pontes. “A zona rural de Cuiabá sofre há décadas com as pontes de madeira e estamos construindo gradativamente soluções definitivas. Vamos aplicar o Fethab corretamente, é uma ajuda muito boa que vem do governo do estado e se já fizemos muito com o pouco que nós tínhamos agora tenho certeza que até 2016 vamos comemorar o fim das pontes de madeira aqui no município de Cuiabá”, destacou o prefeito. 

Taques estava animado com a oportunidade de ouvir a população do distrito rural, como a presidente da associação Barreiro Buritizal, Maria Zuelina Santos, de 55 anos, que nasceu na comunidade e há anos luta por melhorias locais. Por meio dela, por exemplo, ficou sabendo que fazia cinco anos que a ponte estava caída e que a comunidade estava ilhada, com alunos a meses sem ir a escola devido a dificuldade de acesso. 

Em resposta a Maria e outros moradores que apresentaram um pouco dos problemas locais aos governantes, Taques disse que é preciso trazer para a zona rural o desenvolvimento e o progresso. “Nós temos um compromisso com essas famílias. Quem mora na zona urbana muitas vezes não sabe a importância que uma ponte dessas tem para a comunidade. O estado precisa construir 1.700 pontes e os municípios 3.400 e o ideal é que estas pontes sejam de concreto. O governo do estado vai ajudar Cuiabá assim como estamos fazendo com os outros 140 municípios”.

RENATA PRATA
Redação/Gcom-MT