VÁRZEA GRANDE - Educadores dão voto de confiança e suspendem greve

Os trabalhadores da Educação de Várzea Grande decidiram em assembleia realizada na manhã de ontem suspender a greve, que estava prevista para começar na rede municipal de ensino. Apesar da decisão, a categoria promete que a mobilização continua para garantir que as propostas assumidas pela prefeitura sejam cumpridas. 

“A categoria considerou o documento apresentado pelo secretário municipal de Educação (Silvio Fidelis) insatisfatório. Mas, considerou que é preciso dar um voto de confiança a ele pelo fato de estar assumindo a secretaria agora (janeiro passado). Então, a decisão foi pela suspensão da greve”, informou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores subsede VG (Sintep), Gilmar Soares. 

Fidelis entregou na sexta-feira passada (27), minutos antes do início do Conselho de Representantes das escolas do município, um documento em que responde à pauta de reivindicação dos profissionais da rede. “A categoria entende que a reposição deveria ser imediata. Mas, diante da questão financeira colocada pela prefeitura e com o secretário assegurando que em junho estará pagando os 13.01% a decisão foi pelo voto de confiança”, reforçou. 

Atualmente, o piso salarial do professor é de R$ 1.060,00. Com o aumento, os professores passarão a ganhar R$ 1.196 por 25 horas de trabalho semanais. Conforme Soares, comissões também foram criadas para debater as outras exigências da categoria. 

Os trabalhadores enfrentam outras dificuldades, como a falta de reconhecimento dos profissionais, descumprimento do termo de mediação da Justiça para que estabelecesse calendário férias e licença plena aos servidores que têm direito aos benefícios, além da questão da revisão do plano de cargo e carreira (PCCS) e da melhoria da infraestrutura das unidades escolares. 

No entanto, os 3.500 profissionais da rede prometem manter o estado de greve. “Vamos fazer protesto no fim deste mês e no aniversário da cidade (15 de maio) para que as reivindicações sejam realmente atendidas”, assegurou. Várzea Grande conta com 23 mil alunos distribuídos em 40 escolas municipais. 

Fonte: JOANICE DE DEUS
Da Reportagem Diário de Cuiabá