A GAZETA - Credibilidade é destaque em homenagem

Às vésperas de completar 25 anos de circulação em Mato Grosso, o jornal A Gazeta foi homenageado nesta quinta-feira (21) pela Assembleia Legislativa, em sessão solene proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB). Na cerimônia, o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, recebeu a comenda Filinto Muller e os editores, fotógrafos, articulistas e ex-colaboradores do veículo foram agraciados com moções de congratulação.

Essa é a segunda homenagem que o jornal recebe nesta semana. Na quarta-feira, os senadores Blairo Maggi (PR) e José Medeiros (PPS) também reconhceram o papel social do periódico. Na próxima semana, A Gazeta ainda deve receber homenagens da Câmara Municipal de Cuiabá. Durante seu discurso, o deputado Wilson Santos afirmou que o jornal orgulha a população mato-grossense, pois é referência dos clamores sociais. Ele lembrou que a comunidade tem o costume de dizer que vai “chamar A Gazeta” para cobrar melhorias e soluções de problemas que afligem as pessoas nos bairros da Grande Cuiabá.

Santos ainda ressaltou a qualidade do jornal. “É o primeiro filho, que de tão interessante e competitivo, se tornou a locomotiva de um grande grupo empresarial”. De fato, além do jornal, o grupo Gazeta possui rádios AM e FM, canal de TV, um instituto de pesquisa, o Gazeta Dados, e o portal de notícias Gazeta Digital. Presidente da Assembleia, o deputado Guilherme Maluf (PSDB), lembrou que o Parlamento completa 180 anos em 2015 e sugeriu uma parceria com o jornal para resgatar a história do Poder Legislativo.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques (PDT), em nome do governador Pedro Taques (PDT), destacou a importância da impresa livre para as democracias parabenizou a Gazeta pela defesa do princípio da probidade. Taques também lembrou que o jornal, em seus editoriais, onde a empresa expõe sua opinião sobre determinados fatos, “nunca se afastou do lado da verdade e do interesse público”.
João Dorileo Leal, por sua vez, afirmou que o jornal é um patrimônio da sociedade mato-grossense, com a qual a empresa reafirma compromisso todos os dias. “A Gazeta será sempre um instrumento legítimo de defesa da sociedade. Podem ‘chamar a Gazeta’”, garantiu.

O empresário definiu a publicação impressa diária em uma palavra: credibilidade. Para Mauro Camargo, diretor de redação do veículo, essa credibilidade foi conquistada ao longos desses 25 anos, com compromisso com a verdade e respeito ao leitor. Dorileo ainda garantiu que denúncia, investigação e críticas continuarão sendo a marca do jornal.João Dorileo Leal, por sua vez, afirmou que o jornal é um patrimônio da sociedade mato-grossense, com a qual a empresa reafirma compromisso todos os dias. “A Gazeta será sempre um instrumento legítmo de defesa da sociedade. Podem ‘chamar a Gazeta’”, garantiu.

Vice-presidente do grupo, Carlos Dorileo, afirma que a homenagem é um reconhecimento do trabalho de 25 anos, o que honra os profissionais envolvidos no jornal e também aumenta a responsabilidade de todo o Grupo Gazeta. “Isso demonstra que estamos em um caminho certo, e que não devemos perder isso que já foi conquistado”.

Editor de arte do jornal, Cláudio Castro foi um dos homenageados na Casa de Leis. Ele lembra que trabalha em A Gazeta desde a sua fundação e se diz honrado com a moção de congratulação. “É o reconhecimento do nosso trabalho e nos deixa feliz. Também serve como um incentivo a todos nós do jornal”, afirma.

A jornalista Michely Figueiredo, editora do caderno de Política, também recebeu a homenagem. “É uma honra para ter o trabalho reconhecido pela Assembleia”. Figueiredo lembra que, por meio da sua editoria, e também das demais, os deputados conseguem visualizar as demandas sociais e analisar os próprios mandatos e atos do governo.

Renan Marcel, repórter do GD