RONDONÓPOLIS - Secretaria de Educação promove caminhada ecológica com as crianças da rede

O projeto “Trilhas Ecológicas”, programa de educação ambiental organizado pela Secretaria Municipal de Educação, foi lançada na manhã dessa sexta-feira (15), no Horto Florestal, com os alunos da escola Albino Saldanha Dantas. Em parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, o Grupo Petrópolis e o Instituto Chico Mendes, o projeto vai atender 530 alunos, da 1ª e 2ª fases do 2º ciclo, de 10 escolas da rede municipal.

Segundo Flávia Bonfim Mendonça, gerente de execução de programas e projetos pedagógicos da Secretaria de Educação, o objetivo desse projeto é trabalhar com as crianças temas relacionados à preservação e à autoconscientização do meio ambiente, promovendo a reflexão e o debate no espaço escolar, sobre sustentabilidade ambiental.

Para Ivonete Belo, professora da Escola Albino Saldanha Dantas, essa atividade é importante porque coloca em prática, todo conteúdo trabalhado com os alunos sobre proteção e preservação do meio ambiente. “As crianças ficam muito animadas com das atividades que envolvem o contato com a natureza”. Já Wellington Barbosa Faria, engenheiro ambiental do Instituto Chico Mendes do grupo Petrópolis relatou a necessidade de levar a educação ambiental para as gerações futuras, para que no futuro tenhamos resultados melhores. “É um trabalho de formiguinha, se levarmos educação para as crianças, elas vão repassar para os pais, para os irmãos, os amigos e assim por diante.”

Para complementar a teoria trabalhada em sala de aula sobre proteção do meio ambiente, ainda serão realizadas 18 trilhas no Horto Florestal, todas as segundas e sextas feiras até o mês de setembro, para contemplar os alunos das demais escolas da rede municipal. Na programação, antes de iniciar as trilhas, as crianças tomam café da manhã, participam de uma recreação e fazem alongamento para dar início à atividade.

Fonte: Elcha Britto/ Assessoria da Semed