Taques se destaca como único governador ‘não tucano’ em homenagem para FHC e Clinton nos Estados Unidos

O governador José Pedro Taques (PDT) era o único governador não tucano a comparecer ao jantar promovido pela Câmara de Comércio Exterior Brasil-Estados Unidos, no hotel Waldorf Astoria, um dos principais de Nova Iorque, para homenagear os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. Da comitiva de Mato Grosso, além de Taques, marcaram presença os tucanos Guilherme Maluf, presidente da Assembleia Legislativa; Nilson Leitão, presidente da Executiva Regional; Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura (Famato).

De fora do ninho, apenas Taques esteve no jantar de gala para 1,1 mil seletos convidados, quando FHC e Clinton receberam o prêmio ‘Personalidade do Ano’, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Os outros governadores presentes foram Geraldo Alckmin, de São Paulo; e Marconi Perillo, de Goiás, ambos do PSDB.

A reportagem do Olhar Direto apurou que FHC passou um tempo considerável conversando com Taques, ao lado de Alckmin e Perillo. Desde o início do ano, quando manifestou sua insatisfação pública com o tratamento do PDT, o governador de Mato Grosso possui convite do PSDB e de pelo menos mais cinco partidos.

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton são amigos e foram contemporâneos na maior parte de seus mandatos. A premiação é dada desde 1970 a um brasileiro e um americano que tenham se destacado na aproximação entre os países. FHC foi presidente de 1995 a 2002, enquanto Clinton governou os EUA de 1993 a 2001.

“Poder é difícil de obter, difícil de exercer. O que define parceria é dividir sonhos, projetos. Fernando Henrique foi para mim esse parceiro”, afirmou o ex-presidente dos EUA, sobre o amigo brasileiro.

Pedro Taques foi para os Estados Unidos, em tese, para buscar “dinheiro novo” destinado a investimentos em Mato Grosso. A maior parte da agenda foi definida pelo secretário Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico.

Fonte: Ronaldo Pacheco - redação Olhar Direto