Mais de mil policiais militares, civis e bombeiros reforçarão segurança em MT

 Estado deve chamar mais 1.200 policiais e bombeiros, além de lançar um concurso público para a contratação de 130 novos delegados

As unidades da Segurança Pública de Mato Grosso, como delegacias de polícia e quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros contarão, a partir do mês de agosto, com um reforço no efetivo de 1.062 policiais militares, policiais civis e bombeiros oriundos do último concurso público realizado pelo governo do Estado para a área da Segurança. 

Ao todo são 615 alunos soldados da Polícia Militar, 300 investigadores da Polícia Judiciária Civil e 147 alunos soldados do Corpo de Bombeiros que irão compor os quadros funcionais da Segurança. A apresentação desses alunos formandos à sociedade será feita pelo governador do Estado, Pedro Taques, na terça-feira (30.06), às 17h, na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. 

“No diagnóstico realizado nos 100 primeiros dias de governo ficou muito evidente que as forças de segurança têm um déficit inaceitável de policiais no quadro funcional. Não se faz Segurança Pública sem material humano e a recomposição do efetivo é fundamental para a execução da nova política de segurança”, destacou o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque. 

Reforço na segurança 

Na primeira semana do mês de maio deste ano, 150 escrivães e 150 investigadores do mesmo concurso concluíram a Academia de Polícia e foram distribuídos nas unidades da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. E além dos 1.362 policiais civis, militares e bombeiros, também foram convocados, no último dia 19 de junho, mais 200 aprovados e classificados do concurso público do Corpo de Bombeiros para início do Curso de Formação de Alunos Soldados. 

“Embora a situação financeira do Estado não seja a melhor, a nova gestão fez todo um sacrifício financeiro para viabilizar esse anseio da população que é de ter mais policiais nas ruas”, enfatizou Mauro Zaque. 

Segundo o secretário, com esse reforço a Segurança terá mais bairros policiados, um atendimento mais rápido das ocorrências, além da Secretaria de Segurança alcançar a primeira meta para o interior, que é prover todos os municípios do Estado com a presença de pelo menos cinco policiais. 

“Essa é a primeira etapa de recomposição do efetivo. Ainda esse ano adotaremos todas as medidas necessárias para chamar mais 1.200 policiais e bombeiros para o Estado”, completou. 

Para incremento do efetivo da Segurança Pública em Mato Grosso, o Governo do Estado deverá lançar, ainda este ano, um concurso público para a contratação de 130 novos delegados de polícia que vão fortalecer as delegacias do interior, as especializadas, e de combate à corrupção e ao crime organizado.

Tecnologias 

Durante o evento de apresentação dos alunos formandos da Polícia Militar, investigadores da Polícia Judiciária Civil e alunos soldados do Corpo de Bombeiros, no dia 30 de junho, a população também poderá conhecer os equipamentos e alta tecnologia disponíveis para a Segurança Pública do Estado, como o helicóptero, os novos caminhões Auto Bomba Tanque do Corpo de Bombeiros, a Plataforma de Observação Elevada, Delegacia Móvel, entre outros. 

Além da mostra de equipamentos, a população também poderá conferir os estandes das Academias de Polícia e Bombeiro e das forças especializadas da Segurança. A exposição estará aberta à visitação na Arena Pantanal a partir das 15 horas.

Fonte: 24 Horas News