Carne de Mato Grosso terá selo de qualidade

Durante Circuito InterCorte, o Estado fará lançamento do selo que será administrado pelo recém-criado Instituto da Carne Mato-grossense

O Governo do Estado lançará no dia 2 de março, o início das atividades do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) e o selo de qualidade da “Carne de Mato Grosso”, durante a primeira etapa da edição 2016 do Circuito InterCorte, a ser realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), em coletiva sobre o evento, pelo secretário-adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Alexandre Possebon.

O lançamento será feito pelo governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.

“O Imac irá promover a carne produzida em Mato Grosso e o selo irá atestar a qualidade da carne. Somos o maior produtor de carne bovina do país e nada mais adequado que lançar o selo neste evento, que é voltado à bovinocultura”, destacou Possebon.

A Lei nº 10.370/2016, que cria o instituto, foi sancionada no dia 12 de fevereiro. O Imac tem como finalidade desenvolver pesquisas e tecnologias para padronização de carcaças e melhoria na qualidade da carne, além de garantir um controle rigoroso na pesagem das carcaças e rastreabilidade da carne.

Circuito InterCorte

O Circuito InterCorte é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Verum Eventos. A etapa de Cuiabá chega à sua quinta edição. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de março. O Circuito InterCorte percorre os principais polos de produção pecuária para disseminar tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. A expectativa é receber 1.300 pessoas do segmento.

O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, ressaltou a relevância do evento para Mato Grosso. “O evento reúne informações fundamentais num momento em que precisamos produzir mais em áreas menores. Levar tecnologia e conhecimento ao nosso público é essencial para a sustentabilidade e manutenção do negócio”.

Esta edição trará como diferencial o Beef Week, evento paralelo com a intenção de ser elo entre quem consome e quem produz carne, levando informações como procedência, benefícios e formas de preparo. Em Cuiabá, o Beff Week ocorrerá em 7 restaurantes da capital, que irão ofertar um prato especial, de 2 a 4 de março.

A responsável pela organização do Beef Week, Carolina Porto Paes Barreto, destacou a importância do IMAC para a valorização da carne brasileira. “O momento em que a gente prepara a carne é quando a gente vê o resultado de todo o trabalho de uma cadeia. Por isso celebraremos esse momento junto com o Estado de Mato Grosso. O IMAC, sem dúvida nenhuma, é um instituto que vai valorizar ainda mais a pecuária em Mato Grosso e colocar o Brasil em um outro patamar internacional”.

Fonte: Dayanne Santana | Sedec-MT