Pedro Taques convida investidores a conhecer Mato Grosso

Governador mostrou a capacidade produtiva do Estado, tendo a sustentabilidade como prioridade

O governador Pedro Taques, durante apresentação que fez no Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta terça-feira (16.02), convidou os potenciais investidores que participam do encontro a virem a Mato Grosso conhecer a capacidade produtiva do Estado.

Taques lembrou aos representantes de 86 países que estão em Abu Dhabi sobre o principal interesse que têm em comum: a alimentação, e como Mato Grosso pode ser um aliado para a produção destes países.

“Temos algo em comum: precisamos de alimentos. Isso nos faz iguais na busca de soluções para que possamos produzir mais, com sustentabilidade e para sustentar o maior número de pessoas”, afirmou Pedro Taques.

O chefe do Executivo apresentou vídeos institucionais que mostram os números da produção de Mato Grosso em relação ao Brasil como, por exemplo, as produções de grãos e gado bovino. “O Brasil produz 202 milhões de toneladas de grãos, sendo que Mato Grosso é responsável por 26% deste total, com 52 milhões de toneladas. Temos também o maior rebanho bovino do país, com 29 milhões de cabeças”, afirmou.

Pedro Taques destacou que toda a produção em Mato Grosso é feita em apenas 40% do território existente. “Nosso desafio é produzir cada vez mais, com menos poluição e maior sustentabilidade, por isso preservamos 60% da nossa área, espaço este que representa o tamanho da França ou da Califórnia, por exemplo”.

Mato Grosso tem sido exemplo, como visto na Conferência Mundial do Clima (COP-21), que ocorreu em dezembro de 2015, na busca por medidas que resultam na redução de gás carbônico na atmosfera, ações que tornam o estado ainda mais atrativo para investimentos.

“Graças ao trabalho dos nossos produtores, de 2004 a 2014, o desmatamento em Mato Grosso foi reduzido em 89%, isso significa 1,9 giga toneladas de redução na emissão de carbono. Podemos aumentar e muito nossa produção, sem desmatar e com sustentabilidade”, garantiu.

“Estamos mostrando a grandes investidores nossas ações para tornar nosso Estado mais atrativo e seguro. Eu acredito firmemente na transformação consciente e sustentável, tendo o cidadão como principal beneficiado”, finalizou.

Agenda no exterior

A missão em Abu Dhabi segue até 18 de fevereiro e, além de programações no evento, estão agendadas reuniões com a Câmara de Comércio de Abu Dhabi, Câmara de Comércio Internacional dos Emirados Árabes Unidos, visita à planta da BRF e ao escritório da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Confira a apresentação do governador na íntegra clicando aqui.

Fonte: Euziany Teodoro | GCom-MT