NOVA YORK - Taques se reúne com 150 empresários

O governador Pedro Taques (PSDB) conversando com representantes de fundos de investimentos norte-americanos
O governador Pedro Taques apresentou ontem (18) os potenciais de Mato Grosso para um grupo de 150 empresários e representantes de fundos de investimentos norte-americanos e de grandes companhias estrangeiras e brasileiras. A apresentação foi feita em Nova York, durante o evento Lide Business Breakfast. O objetivo é atrair investimentos em diversas áreas em que o Estado possui vantagens comparativas. 

Aos representantes das grandes companhias e investidores, o governador apresentou detalhes do trabalho do governo de Mato Grosso na criação de ambiente negocial propício para receber novos investimentos. Nesta esteira estão as reformas tributária e administrativa e medidas adotadas para diminuir o custeio da máquina pública. 

O governador ressaltou que Mato Grosso tem 60% do seu território preservado e com a possibilidade de usar outros 16 milhões de hectares com possibilidade de produzir sem desmatar. “Mato Grosso produz hoje 27% dos 200 milhões de toneladas que o Brasil produz. Mas temos a capacidade de ampliar para 80 milhões de toneladas, ou cerca de 40% da produção nacional”, comentou. 

Para Taques, Mato Grosso se diferencia dos demais estados do país por sua capacidade de produção de alimentos, em vista da demanda crescente por alimentação. “Nossa capacidade de produzir tem a ver com a necessidade do mundo se alimentar. Mato Grosso é vocacionado para o agronegócio”, defendeu. 

Além da vocação para o agronegócio, Taques lembrou que a Caravana da Integração que cruzou os países andinos até o Oceano Pacífico foi importante para a abertura de mercados aos produtos mato-grossenses, principalmente para a produção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que terá 80% da sua produção destinada à exportação. Os países andinos tendem a ser os principais destinos, uma vez que possuem cerca de 140 milhões de habitantes. 

“Por isso trabalhamos para a criação de um ambiente propício para os investimentos. Com os investimentos do setor privado em Mato Grosso é certo que o poder público também tem muito a ganhar e com isso poderemos concretizar as políticas públicas, que são dever do Estado, construindo mais escolas e mais hospitais para atender a população. Hoje o desenvolvimento é sinônimo de paz”, completou. 

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Seneri Paludo e Gustavo Oliveira, também participaram do evento. “É nos Estados Unidos que estão concentrados os maiores bancos e fundos de investimentos, então a nossa estratégia é mostrar para o mercado financeiro as boas oportunidades de investimentos que existem em Mato Grosso”, afirmou Paludo. (Com Assessoria) 

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá