Procon-MT participa de mutirão online de renegociação de dívidas

A ação será realizada entre os dias 15 e 31 de março de 2021, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual de Mato Grosso, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realizam o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”. A ação será realizada entre os dias 15 e 31 de março de 2021, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br .

A ação conjunta tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

Para isso, após ser acionada pelo Procon-MT e demais órgão de defesa do consumidor, a PROCONSBRASIL programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras à ação, viabilizando condições favoráveis ao: pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, à periodicidade dos pagamentos, à redução dos juros e multas, além de condições para a quitação do débito junto à instituição financeira.

Segundo análise da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Soma-se a isso as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, para preservação da saúde coletiva. Assim, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, que é o foco deste mutirão.

Passo a passo

Para participar do mutirão online o consumidor precisa se cadastrar na plataforma www.consumidor.gov.br e, para isso, necessita ter um endereço de e-mail válido. Ao se cadastrar, o consumidor vai receber um login e senha, com os quais acessará o site para realizar o pedido de negociação de débitos.

Ao acessar a página inicial (depois de inserir login e senha), o consumidor precisa clicar em “Nova reclamação” e depois procurar a instituição financeira com a qual deseja negociar. Feito isso, o consumidor deve fazer o relato da sua dívida com a instituição e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

É imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon-MT orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor. Terminado este prazo, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa.

Serviço

O que: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

Quando: 15/03 até 31/03

Como: somente online, pelo site www.consumidor.gov.br

Público: todo cidadão que queira renegociar dívidas bancárias

(Com informações da ProconsBrasil)

Fonte: Assessoria | Procon-MT