Secretaria de Relações Comunitárias apoia lideranças em repúdio a troca do nome de ferrovia

A Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), da Prefeitura de Cuiabá, acompanhou a mobilização comandada por lideranças comunitárias, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizada na quarta-feira (22), em favor da manutenção do nome Senador Vicente Emílio Vuolo para a primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, com extensão de 730 km.

A ação aconteceu em repúdio quanto a substituição do nome da via que presta homenagem a Vicente Vuolo, já definido por Lei nº 7.027, de 02 de julho de 1998, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), sancionada pelo ex-governador Dante de Oliveira, para Olacyr de Moraes, pioneiro do agronegócio.

Na última segunda-feira (20), foi realizado um ato solene da assinatura do contrato de concessão entre a empresa Rumo/SA e o Governo do Estado, em Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, autorizando a construção da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, porém com outro nome, de Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (Fato). “Nós estivemos na manhã desta quarta-feira na Assembleia, em virtude da grande repercussão negativa. Nós estivemos com diversas lideranças fazendo agenda nas Secretarias. As lideranças mostraram-se indignadas e convidaram a equipe da SARC, para que acompanhasse a sessão plenária, onde eles iriam demonstrar essa insatisfação, porque essa troca de nome pegou toda a sociedade de surpresa. O movimento comunitário deve ser ouvido. O ato demonstra a sensibilidade do movimento, já que a história e a luta do senador Vicente Vuolo deve ser respeitada. Ele viveu praticamente uma vida política inteira brigando para que ela se tornasse realidade”, destaca o secretário da SARC, Ricardo Lobo.

As lideranças representadas pelo presidente da Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, pela presidente da União dos Clubes de Mães, Maria Orli, entre outros de diversas regiões de Cuiabá, que estiveram na manifestação, comemoraram o apoio dos deputados estaduais, que estão em favor de manter o nome de Vuolo na ferrovia estadual.

“Eu classifico como um sucesso essa mobilização, pois o clamor da cuiabania foi muito grande. O Vuolo representa o sonho, é o pai da ferrovia. E nós cuiabanos nos sentimos ofendidos pela apresentação do nome Olacyr de Moraes para a substituição, porque o Vuolo tem uma luta inteira em defesa da ferrovia. Chegou a ser 'classificado' como louco, na época, quando começou a sonhar com ela. Ele não está mais entre nós, mas o sonho dele continua”, pontua Walter Arruda.

Fonte: BEATRIZ SATURNINO/SARC - Assessoria de Imprensa