Copa Cuiabá transforma a vida de jovens que sonham em seguir carreira no futebol

O estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, foi o palco da 1ª edição da Copa Cuiabá 2022. O campeonato integrou a programação em comemoração ao aniversário de 303 anos de Capital, coordenada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O campeonato do futebol de base Sub-11 a Sub-15 reuniu cerca de mil garotos divididos em 50 equipes. Os jogos foram realizados nos miniestádios dos bairros CPA I, Morada do Ouro, Jardim Novo Horizonte, Jardim Paulista e Jardim Vitória. As partidas ainda contaram com a presença de observadores técnicos de grandes times como o São Paulo Futebol Clube, Corinthians, Santos Futebol Clube e Cuiabá Esporte Clube.

Foram campeões da Copa Cuiabá 2022: o Uirapuru Futebol Clube nas categorias Sub-11 e Sub-12, no Sub-13 e Sub-14, foram as equipes do Cuiabá Esporte Clube. Já na categoria Sub-15, quem venceu a disputa foi o FCE Partizani.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou que a gestão Emanuel Pinheiro tem investido na valorização do esporte e relembrou que seis jovens talentos que disputaram a Copa Cuiabá serão selecionados para fazer parte do projeto “Lapidando Craques”.

“O Dutrinha, estádio raiz de Cuiabá, é novamente palco do futebol mato-grossense e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vê o esporte como um fator de integração social, dos aspectos psicomotores, cognitivos e socioemocionais. Por isso, ele deve e precisa ser valorizado e, pensando nisso, vamos selecionar neste torneio seis jovens que serão cuidados pela Prefeitura de Cuiabá por meio do projeto Lapidando Craques como forma de incentivo ao esporte”, disse Aluízio.

O técnico Gil Gusmão, um dos idealizadores do campeonato, agradeceu a Prefeitura de Cuiabá pelo apoio institucional e incentivo ao esporte. “A Copa Cuiabá é um sonho de todos os garotos e das equipes de treinamento. Essa é a primeira de muitas edições que ainda virão, graças ao apoio da Prefeitura e do prefeito Emanuel Pinheiro, também do secretário Aluízio Leite, agradecemos muito”, agradeceu Gusmão.

Fonte|: EMILY MAGALHÃES - Assessoria de Imprensa